top of page

PALESTRANTES E MEDIADORES

ANDREA

BAZARIAN

Professora universitária na FAAP e sócia do Estudio Tupi. Doutora em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com pesquisa finalista no Prêmio da X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - FAU MACK -, especialização em conforto ambiental e eficiência energética e mestrado em Tecnologia da Arquitetura - FAU USP. Foi assistente de ensino na área de Teoria e História da Arquitetura na Architectural Association School of Architecture em Londres. Foi consultora sênior de sustentabilidade no Hilson Moran, um escritório tradicional de engenharia sediado na cidade de Londres. Atuou em escritório Londrino BDSP Partnership em São Paulo, no cargo de Gerente de Projetos, sendo responsável pela coordenação de projetos comerciais e multifuncionais de assinatura de Foster+Partners, Newton Massafumi, Triptyque, Dal Pian Arquitetos, entre outros. Consultora LEED AP.

CAROLINA

LEME

Doutoranda no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2011) com especialização em Gerenciamento Ambiental e Conforto Ambiental. Atua, principalmente nos seguintes temas: desempenho ambiental, conforto termo-luminoso, apartamento compacto, espaços mínimos e habitação.

KARINA 

LEITÃO

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999), Mestrado pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM-USP (2004) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (2009). Desde 2002 é pesquisadora, e mais recentemente, Coordenadora de Pesquisas e Extensão, e do Grupo de Formação em Estudos Urbanos do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP. Tem experiência como consultora independente junto a instituições como: Instituto Pólis, Aliança de Cidades, Ministério das Cidades, FUPAM e FESPSP, e diversas prefeituras, na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Políticas Urbana e de Habitação de Interesse Social e Gestão Municipal.

ANGELO

FILARDO

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Braz Cubas, professor doutor da Universidade de São Paulo e arquiteto da Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Gestão da Infraestrutura Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da infraestrutura urbana, recursos hídricos, projeto urbanístico, urbanização de favelas e são paulo - região metropolitana.

JOSÉ EDUARDO

BARAVELLI

Possui graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, além de graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa entre Setembro de 2012 e Julho de 2013 no Hunter College/CUNY e na GSAPP/Columbia University com apoio da Capes e da Comissão Fulbright do Brasil. É arquiteto associado do Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado (USINA) e pesquisador-colaborador do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (LabHab). Tem experiência em projeto de edificações e infra-estrutura urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da arquitetura, habitação social e assentamentos informais.

LUCIANA 

ROYER

Graduada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1995), desenvolveu o mestrado na FAUUSP (2003) com dissertação intitulada Política Habitacional no Estado de São Paulo: Estudo sobre a CDHU. Defendeu o doutorado na mesma instituição (2009) com a tese Financeirização da Política Habitacional: Limites e perspectivas. Participa do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAU-USP desde sua fundação em 1997. Foi Gerente de Projetos no Ministério das Cidades e Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Habitação do Município de São Paulo. Integrou equipes técnicas na administração pública municipal e federal, com experiencia em política urbana e habitacional, planejamento urbano e regional e gestão de políticas públicas. Foi arquiteta concursada na Caixa Econômica Federal em 2003, onde exerceu cargo de supervisora e coordenadora de programas especiais. 

CECÍLIA

MUELLER

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela FUPAM USP/ Universidade de São Paulo (2004). Mestrado em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo (2007) com a dissertação "Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: processo metodológico para elaboração de anteprojeto". Professora de Conforto Ambiental da graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Ministrante de cursos de aperfeiçoamento profissional na área de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Sustentabilidade em institutos de ensino e pós-graduação. Sócia-diretora da ArqEficiente Projeto e Consultoria em Arquitetura Ltda, desenvolvendo consultorias técnicas de avaliação de desempenho de edifícios. Auditora do Processo AQUA-HQE de Construção Sustentável (Fundação Vanzolini).

MAURÍCIO

BERNARDES

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1995), Especialização em Engenharia de Produção para Construção Civil, pela Escola Politécnica - USP em conjunto com a Fundação Vanzolini (1999), Especialização em Administração de Empresas CEAG-FGV (2005), Mestrado em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP (2009). Atuando desde 2005 como gerente de desenvolvimento tecnológico, qualidade e assistência técnica no mercado da construção civil. Experiência na gestão de equipes na área de Engenharia de Construção Civil: Planejamento, gerenciamento e controle da produção de empreendimentos residenciais; Proposição e avaliação de sistemas e de processos construtivos, com foco em desempenho, racionalização e implantação de conceitos de sustentabilidade; Proposição de diferenciais de produto, com foco na redução do custo de operação dos edifícios, melhoria de desempenho e conforto dos usuários; Estudo de patologias da construção civil, proposição de ações preventivas e corretivas; Atuação como responsável pelo sistema de gestão da qualidade de empresa do segmento imobiliário com foco em qualidade real dos processos de produção; Estudo, adaptação e implantação de tecnologias prospectadas fora do Brasil para construção de edifícios; Elaboração e validação de procedimentos técnicos voltados para construção de edifícios; Orientação de equipes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltadas à construção civil. 

LUCIANA 

VERSIANI

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É gerente de filial na Caixa Econômica Federal desde 2014.

BOLDARINI

ARQUITETOS ASSOCIADOS

Há 15 anos o escritório Boldarini Arquitetos Associados atua na elaboração, desenvolvimento e implantação de projetos de urbanismo, arquitetura e paisagismo, tendo se destacado no âmbito da habitação social e da urbanização de assentamentos precários.

O escritório diferencia-se por apresentar soluções criativas e inovadoras a cenários complexos, como os que se encontram em favelas e loteamentos irregulares, dedicando-se a implementar projetos que respondam às questões diversas, desafiadoras e contemporâneas da arquitetura e do urbanismo.

As particularidades dessa atuação requerem habilidades específicas para o desenvolvimento de projetos que dialoguem com preexistências territoriais, edificações autoconstruídas, ausência de infraestrutura básica, espaços precários de circulação para pedestres e veículos e, em grande parte dos casos, em áreas que apresentam degradação ambiental ou consideradas áreas de risco.

Para isso, a Boldarini Arquitetos Associados conta com uma equipe de profissionais qualificados nas áreas de edificações, saneamento básico, desenho urbano, paisagismo e habitação social, capaz de estabelecer um diálogo profícuo entre as diferentes partes envolvidas nesses projetos.

Hoje, o escritório atua em parcerias através de uma rede de empresas de consultoria, construção civil, organizações não governamentais, poder público, buscando a excelência nos serviços prestados e a satisfação de todos os envolvidos nos processos.

​

Palestrante: 

ARQ. MARCOS BOLDARINI

Arquiteto e urbanista, professor universitário, coordena e desenvolve projetos de urbanização de assentamentos precários, habitação de interesse social, equipamentos e espaços públicos. Titular do escritório Boldarini Arquitetos Associados, com trabalhos nas bienais internacionais de arquitetura de Veneza (2002, 2010 e 2014), Roterdã (2009 e 2012), São Paulo (2011 e 2013), Buenos Aires (2013), premiado nas três últimas.

DOLCE 

ARQUITETURA + CONSULTORIA

​

Palestrante: 

ARQ.ª MONICA DOLCE

Colaboração: 

PROF.ª DR.ª ROBERTA KRONKA MÜLFARTH

Doutorado em Tecnologia da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018). Mestrado em Tecnologia da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2004) e em Tecnologia da Construção Civil na modalidade Edifícios pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) (1999). Atuou em projetos e gerenciamento de planos de urbanização, diagnóstico de áreas e habitação de interesse social e foi membro do Grupo Técnico de Edificações Sustentáveis da USP. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da FIAM-FAAM e da UNIP, sócia da Dolce Arquitetura e Consultoria Ambiental prestando serviços como consultora na área de desempenho ambiental, arquitetura e urbanismo.

SAINT-GOBAIN BRASIL

Referência mundial em construção sustentável, com operação em 68 países, a Saint-Gobain possui organizações que conectam e coordenam as diferentes marcas do Grupo, com o objetivo de desenvolver uma gama completa e compartilhada de soluções para construção e reforma.

Com uma visão de longo prazo, o Grupo projeta e desenvolve soluções inovadoras e de alta performance que proporcionam bem-estar e conforto para os usuários das edificações. Investir em soluções para a construção sustentável é um dos maiores desafios, tanto nas economias mais maduras como nas de rápido crescimento. Os governos de todo o mundo estão adotando políticas destinadas a melhorar as condições de habitação e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia no setor da construção.

Com um território de dimensões continentais, uma crescente urbanização e grande necessidade de infraestrutura, o Brasil faz parte hoje dos cinco mercados mundiais mais importantes para a Saint-Gobain. Todas as atividades do Grupo estão representadas no país, com soluções inovadoras de alto valor agregado: tubulações para redes de água e esgoto; materiais de construção de diferentes aplicações e propriedades para a arquitetura de interiores e exteriores; vidros inovadores para construções ou para o mercado automotivo; materiais de alta performance para as indústrias de tecnologia; e distribuição de materiais de construção. 

Entre as principais marcas da Saint-Gobain no País estão a Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Weber e Telhanorte.

O Grupo também mantém um olhar atento sobre novos mercados, por meio da Nova External Venturing, uma unidade dedicada à inovação externa e responsável pelas relações com startups. Além disso, a Saint-Gobain possui inúmeras parcerias com instituições científicas e acadêmicas.

​

Palestrante: 

ARQ.ª ALESSANDRA VALÉRIO

​

STO BRASIL

Sto Brasil é uma das filiais latino-americanas do grupo Sto - líder mundial em sistemas de revestimentos de fachadas com isolamento térmico. Contam com uma equipe versátil e especializada, que

desenvolve produtos de alta qualidade, eficiência energética, baixa manutenção e sustentabilidade.

A história da Sto começa em 1835 na Alemanha com a produção de cal e cimento. Em 1955, ainda na Europa, apresenta o primeiro revestimento sintético, permeável ao vapor e pronto para o uso, popularizando-se pela Alemanha. Outra grande inovação acontece em 1964, quando Sto introduz no mercado europeu o StoTherm – o primeiro sistema de revestimento de fachada com alto desempenho térmico, que em 1973 é oficialmente reconhecido pelo “Institut für Bautechnik” (DIBt) e hoje também é conhecido com EIFS (Exterior Insulation Finish System). Em 2014 chega ao Brasil, a partir da aquisição da empresa Argamont.

Sua linha de produtos contempla dezenas de soluções de alta qualidade para os mais variados tipos de obras e necessidades. Na Sto Brasil é possível encontrar argamassas colantes, coloridas, rejuntamentos, tintas, texturas clássicas e especiais, produtos para reforma e reparação de áreas internas e externas, sistemas e produtos para construções em alvenarias, paredes de concreto, ”light steel frame” e “wood frame”.

​

Palestrante: 

ARQ.ª TATIANA FERNANDES

CONVIDADOS PARA OS ATELIÊS

ALESSANDRA SHIMOMURA

Professora Doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2015). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005), com estágio no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Lisboa/Portugal e pós-doutoramento em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009 e 2010). Foi Jovem Pesquisador do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo/UNICAMP e Pesquisador/Colaborador do Departamento de Arquitetura e Construção - FEC/UNICAMP no Laboratório de Conforto Ambiental e Física Aplicada (LACAF) (2011/2014).  Vice coordenadora do Grupo de Conforto Ambiental/FAUUSP. Vice coordenadora do LABAUT - Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética/FAUUSP. Membro Associate PLEA - Passive and Low Energy Architecture. Advisor no Student Branch ARCHTECH - LABAUT/SP da ASHRAE (The American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: adequação e conforto ambiental, desenho urbano e climatologia urbana, mapas climáticos urbanos, ventilação natural, túnel de vento e simulação computacional CFD e SIG.

CIDA 

GHOSN

Atua como arquiteta e urbanista em escritório próprio desde a sua formação, desenvolvendo e gerenciando projetos comerciais, industriais,  residenciais e da área da saúde. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (2002) onde recebeu a Honra ao Mérito concedida pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do estado de São Paulo). Mestre pela  FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo) onde desenvolveu a pesquisa “Análise Comparativa de Layouts em Espaços de Trabalho acadêmicos”,  com a aplicação da metodologia australiana BOSSA Time-Lapse,  além de análises estatísticas. Em 2016 obteve o título de especialista em Projetos, Construções e Gestão de Edificações Sustentáveis pela Faculdade Unyleya. No período de 2013 a 2014, participou de cursos e estágios em São Francisco, Califórnia, obtendo certificados de cursos em Arquitetura Sustentável pelo Lifelong Institute, e em negócios e marketing pela Stanford University.

PATRÍCIA

PAIXÃO

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ (2000), com mestrado em Renewable Energy and Architecture na University of Nottingham, Inglaterra (2006).  Desde 2006, investe no seu próprio escritório em projetos de arquitetura. Leciona há 5 anos na área de Conforto Ambiental na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, onde orienta trabalhos finais com a temática de Edifício Ambiental. Tem conhecimentos na área de projetos de edificação, planejamento e execução de obras.

ANTONIO CARLOS BAROSSI

Graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1979 onde é professor desde 1989. Obteve o título de doutor pela mesma escola em 2005 com o tema Ensino de Projeto. Foi responsável entre 2000 e 2008 junto à USP, pelas obras de recuperação, restauro, adequação e manutenção da antiga mansão art-nouveau Vila Penteado na rua Maranhão, no bairro de Higienópolis, onde funciona a pós graduação da FAUUSP. Mantém o escritório AA Arquitetos ltda em sociedade com o arquiteto Milton Nakamura. Sua experiência na área de Arquitetura e Urbanismo incide sobre os seguintes temas: arquitetura, urbanismo, edifícios públicos e privados, edifícios educacionais, restauração e preservação do patrimônio histórico tendo recebido prêmio ex aequo da III Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1997 pelo projeto da escola pública Galo Branco em São José dos Campos, S.P.

FELIPE

MOREIRA

Arquiteto e Urbanista formado em 2009 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAUMACK), mestre em Habitat, em 2017, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), possui experiência prática e acadêmica (pesquisa e extensão) nas áreas de Assentamentos Precários, Habitação de Interesse Social, de Planos Diretores, Planos Locais de Habitação de Interesse Social e de Regularização Fundiária. Durante a graduação, foi co-fundador do Escritório Modelo da FAU-MACK e participou de um programa de intercâmbio para a Technische Universiteit Eindhoven (TU/e), Holanda,com duração de 6 meses. Atualmente compõe a equipe de Urbanismo do Instituto Pólis e do coletivo militante sobre o tema da urbanização de favelas Lablaje.

JULIANA

BRAGA

Arquiteta e urbanista pela FAUUSP em 2004. Mestre (2010) e Doutora (2018) pela mesma instituição. Desenvolve trabalhos profissionais na área de projetos de arquitetura. Colaborou com o escritório SPBR Arquitetos entre 2003 e 2014, e desde 2016 é sócia do escritório Vereda Arquitetos, em São Paulo. Atualmente é professora de projeto de arquitetura na Escola da Cidade e na FAUUSP.

EDUARDO

PIZARRO

Eduardo Pizarro é arquiteto e urbanista, mestre e doutor pela FAUUSP. Também desenvolveu pesquisas na Architectural Association Graduate School, em Londres, e na ETH Zurich. Pizarro é ganhador de prêmios como o Jovem Cientista, entregue pela Presidente Dilma Rousseff (Brasília, 2012); a LafargeHolcim Forum Student Poster Competition (Detroit, 2016); e o Most Innovative Design Award do PLEA (Hong Kong, 2018).Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu.

EDUARDO PIZARRO.jpg

CAIO SANTO

AMORE

Professor Doutor no Departamento de Tecnologia (AUT) do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e na Área de Concentração Habitat do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Na FAUUSP também se graduou como arquiteto e urbanista (1997) e obteve os títulos de mestre em "estruturas ambientais e urbanas" (2005) e doutor em "planejamento urbano e regional" (2013), com pesquisas que trataram, respectivamente, do programa de mutirão com autogestão no município de São Paulo e do instrumento das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) como o principal instrumento da Reforma Urbana. É arquiteto e urbanista e membro da ONG de Assessoria Técnica Peabiru - trabalhos comunitários e ambientais desde 1998, onde já exerceu cargos de coordenação financeira e geral. Tem atuado profissional e academicamente, em planos projetos, pesquisas e extensão universitária, em temas relacionados à habitação de interesse social e assentamentos precários, envolvendo levantamentos e intervenção, processos participativos com moradores e futuros moradores, assessoria e assistência técnica a movimentos e organizações populares e instituições públicas.

RANNY

MICHALSKI

Professora Doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, pesquisadora no LABAUT (Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética) da FAUUSP (2016). Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC). Participa da elaboração de normas técnicas brasileiras, através do Comitê Brasileiro de Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-02), da Comissão de Estudo de Desempenho Acústico de Edificações da ABNT (ABNT/CE-02:135.01) e da Comissão de Estudo Especial de Acústica da ABNT (ABNT/CEE-196). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em Inglês pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2005), mestrado em Engenharia Mecânica pela COPPE-UFRJ (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela COPPE-UFRJ (2011). Foi pesquisadora-colaboradora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), no Laboratório de Ensaios Acústicos (LAENA) da Divisão de Acústica e Vibrações (DIAVI), na Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (DIMCI) (2006-2015). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Metrologia, com ênfase em Acústica, atuando principalmente nos seguintes temas: absorção sonora, isolação sonora, conforto acústico, desempenho acústico, modelos reduzidos, acústica de edificações, acústica de salas, maquetes e incerteza de medição.

MESA DE FEEDBACK

ALESSANDRA

SHIMOMURA

LUCIANA

ROYER

CAIO SANTO AMORE

JOANA CARLA

GONÇALVES

A CONFIRMAR - É Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e desde 2015 é Chefe do Departamento de Tecnologia dessa faculdade. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Environment And Energy (London) - Architectural Association Graduate School (1997) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura. Desde agosto de 2009 é professora orientadora do programa de pós-graduação Sustainable Environmental Design, da instituição inglesa Architectural Association School of Architecture, Graduate School. Em 2011 foi professora visitante no programa de pós-graduação Graduate School of Design (GSD) da Universidade de Harvard. Desde 2015 tem o título de Professor Visitante da Faculty of Architecture and the Built Environment da University of Westminster. Desde 2017, membro da Comissão Diretora do PLEA, Passive and Low Energy Architecture, como PLEA Director. É coordenadora de convênios internacionais em FAUUSP e instituições inglesas, incluindo a Universidade de Westminster, Universidade de Portsmouth e a Universidade de Nottingham. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando em pesquisas e demais trabalhos relacionados ao desempenho ambiental do ambiente construído. Bolsista Produtividade do CNPq desde 2016.

IMG_15821.jpg

MARCOS 

ROSA

Arquiteto e Urbanista (FAU USP, 2005). Doutor (Universidade Técnica de Munique, TUM, 2015) em Ordenamento do Território, Planejamento e Desenho Urbano (Summa Cum Laude), com Bolsa do Programa Europeu Alßan (High level scholarships for young professionals and postgraduate students from Latin America) e com apoio ao trabalho de campo pela Alfred Herrhausen Gesellschaft (AHG, Berlim). Atualmente, é membro do Kuratorium do IBA'27 Stuttgart, International Bauaustellung, 2018-2027. Professor, Design na Cidade, no Instituo Europeo di Design (2016-2019). Curador, 11a Bienal de Arquitetura de São Paulo, (Instituto de Arquitetos do Brasil, 2016-2018). Curador-chefe e coordenador do projeto Urbanxchanger, plataforma de investigação e ação experimental, realizado em São Paulo, Cidade do México, Cidade do Cabo, Nova Délhi e Berlim (AHG, 2015-2016). Criador e pesquisador responsável (coordenador) pela pesquisa Handmade Urbanism, realizada em cinco cidades (Cidade do Cabo, Cidade do México, Istambul, Mumbai, São Paulo), junto a quatro pesquisadores locais (AHG, 2012-2013). Curador das exposições Urbanismo Feito à Mão (São Paulo, Pivô, 2013 e Rio de Janeiro, Studio-x, Columbia University GSAPP, 2013). Idealizou e desenvolveu Plataforma de Mapeamento de iniciativas comunitárias (São Paulo, 2008), e de Mapeamento Colaborativo (Rio de Janeiro, 2013), junto ao projeto Urban Age (AHG e London School of Economics, LSE). Professor e Pesquisador Visitante no Instituto Federal Suíço (ETH, Zurique), a partir de um programa de cooperação firmado junto à TUM (2010-2011). Na ETH, coordenou o projeto de pesquisa Urban Stories (2010-2011), junto à disciplina de mesmo nome, uma plataforma de mapeamento de instrumentos urbanísticos implementados em dezoito cidades, em cooperação com pesquisadores de todo o mundo; criou as disciplinas Action on the Real City e Mapping the Real City, de mapeamento e construção experimental (2011). Lecionou ainda no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE, Escola de Verão, 2018), onde contribui como co-orientador de tese de Doutorado; na Aedes Network Campus (Berlim, Escola de Verão, 2010), na Escola da Cidade (São Paulo, 2009), na TUM (Munique, 2007-2008). Contribuiu como pesquisador assistente ao projeto Urban Age (LSE e AHG, Londres e Berlim, 2008 e 2013). Foi membro do grupo editorial da revista alemã Arch+ (Berlim, 2008). Dentre suas publicações destacam-se os livros Microplanejamento, Práticas Urbanas Criativas (São Paulo, 2011, Editora de Cultura; Prêmio Jovens Arquitetos IABsp 2011); Handmade Urbanism: From Community Initiatives to Participatory Models (Berlim, 2013, Editora JOVIS); From Modern Infrastructures to Operational Networks (Munique, 2015, Biblioteca Nacional); Co-designing the City: Architecture + Informal Intelligence (Digital: União Europeia, 2016; Impresso: Berlim, 2017, São Paulo 2018; AHG); Em Projeto, catálogo da 11a Bienal de Arquitetura de São Paulo (São Paulo, 2018, Meli-Melo). Participou da 15a Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 (Conflicts from an Urban Age) e Boxfreiraum (Berlin 2017). Anteriormente, da Bienal de Arquitetura de São Paulo (2005, 2011, 2013), Museo Reina Sofia (Madrid, 2014), Exposição Anual ETH (Zurique 2011), Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdão (2010), Aedes Gallery (Berlin 2010), Bienal Iberoamericana (Lima, 2004), entre outras. Tem diversos artigos publicados, proferiu palestras, participou de críticas, bancas examinadoras e oficinas em todo o mundo. Seu trabalho inclui pesquisa, ensino e projeto, com foco na edição de estruturas e processos urbanos preexistentes. Tem experiência na área de Arquitetura, Desenho Urbano e Planejamento Urbano (Regional), com ênfase nos seguintes temas: co-design, design social, processos colaborativos em design, instrumentos de planejamento para a edição urbana, reuso de infraestruturas urbanas de grande escala, urbanismo em rede. 

image1.jpeg

PARCERIA

USP Cidades

O Núcleo de Apoio à Pesquisa – USP Cidades pretende, por meio da pesquisa aplicada, colaborar para o enfrentamento dos principais desafios das cidades no país. Tem, também, a finalidade  de servir como ponto de referência para a articulação entre a gestão pública, a pesquisa aplicada e o setor privado. A iniciativa “Cidades Brasileiras Melhores” com foco no planejamento e na gestão de cidades será o elemento estruturador e integrador das atividades do Núcleo. O NAP USP Cidades busca a partir da pesquisa, incidir no debate público, colaborando para transformar conhecimento em inovação para a implementação de soluções urbanas.

  • Facebook
uspcidadeslogonovo1.jpg
bottom of page